sexta-feira, 5 de junho de 2009

PASSO-A-PASSO Para cativar a platéia










Gilka Girardello, professora da Universidade Federal de Santa Catarina, dá orientações a quem quer se tornar craque na contação de histórias:




Faça uma seleção de títulos que despertem em você a vontade de passá-los aos alunos. É importante abrir o universo deles para diferentes narrativas, com temas como a vida e a morte, nossa origem e a humanidade, além de mitos.

Para se familiarizar com a narrativa, treine contando para amigos e familiares

Comece a narrar para grupos menores, enquanto você conhece as suas possibilidades. Reúna os ouvintes em roda para que eles se sintam próximos de você.

Escolha recursos, como desenhos, bonecos, músicas e movimentos de dança, com os quais você se sinta mais à vontade.

Use elementos expressivos, como imitação de vozes e movimentos com as mãos (estalar de dedos e palmas). Empregados na hora certa, eles fazem a diferença.

Imagine os detalhes de todas as cenas e descubra a melhor maneira de entoar cada trecho (sem se preocupar em decorá-las).

Preste atenção em alguns refrões ou frases de impacto que podem ser repetidos sempre do mesmo jeito - porque são bonitos ou soam bem.

Quanto mais a história for contada, maior o número de novas imagens que são incorporadas a cada cena. Esta é a peculiaridade da oralidade: cada um recria o conto.

Projete a voz na sala e amplie os gestos para que o público não se disperse. Quando o enredo pedir um tom mais suave, todos entenderão o recurso e farão silêncio para ouvir.

Antes ou depois da narração, conte de onde vem a história: de um livro, de um filme, da mitologia grega ou se aconteceu com alguém conhecido. Assim, a turma fica sabendo que também pode passá-la adiante.

Ignore as peraltices de alguns e conte a história para o resto da classe. Se alguma coisa que os bagunceiros fizerem permitir, vale incorporá-la à performance, sem quebrar o clima da história.

Contar histórias sempre envolve alguns imprevistos. O importante é não ter medo. Geralmente, as crianças querem que a narração prossiga. Então, elas vão ajudar você.


5 comentários:

Laís disse...

Contação de histórias é algo que acho muito interessante. Já pensei em me meter nisso, mas sou muito tímida e precisaria fazer um trabalho imenso para me soltar. É uma possibilidade! Gostei do blogue e depois vou lê-lo com mais calma. Grande beijo!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lia Noronha disse...

Obrigada pela visita Laís.
tenho certeza de que seria uma excelente contadora de histórias...Abraços e seja sempre bem vind apor aqui.

Anônimo disse...

Uma verdadeira aula. Adorei. Assim como a Laís, quero um dia dedicar-me a isso. Esta aula pode ter sido um primeiro passo. Muito obrigado.

Beijo,

Pablo
http://cadeorevisor.wordpress.com

Lia Noronha disse...

Muito me honrou com a sua presença Pablo...volte sempre!!
Abraços mil!!!