sexta-feira, 5 de junho de 2009

PASSO-A-PASSO Para cativar a platéia










Gilka Girardello, professora da Universidade Federal de Santa Catarina, dá orientações a quem quer se tornar craque na contação de histórias:




Faça uma seleção de títulos que despertem em você a vontade de passá-los aos alunos. É importante abrir o universo deles para diferentes narrativas, com temas como a vida e a morte, nossa origem e a humanidade, além de mitos.

Para se familiarizar com a narrativa, treine contando para amigos e familiares

Comece a narrar para grupos menores, enquanto você conhece as suas possibilidades. Reúna os ouvintes em roda para que eles se sintam próximos de você.

Escolha recursos, como desenhos, bonecos, músicas e movimentos de dança, com os quais você se sinta mais à vontade.

Use elementos expressivos, como imitação de vozes e movimentos com as mãos (estalar de dedos e palmas). Empregados na hora certa, eles fazem a diferença.

Imagine os detalhes de todas as cenas e descubra a melhor maneira de entoar cada trecho (sem se preocupar em decorá-las).

Preste atenção em alguns refrões ou frases de impacto que podem ser repetidos sempre do mesmo jeito - porque são bonitos ou soam bem.

Quanto mais a história for contada, maior o número de novas imagens que são incorporadas a cada cena. Esta é a peculiaridade da oralidade: cada um recria o conto.

Projete a voz na sala e amplie os gestos para que o público não se disperse. Quando o enredo pedir um tom mais suave, todos entenderão o recurso e farão silêncio para ouvir.

Antes ou depois da narração, conte de onde vem a história: de um livro, de um filme, da mitologia grega ou se aconteceu com alguém conhecido. Assim, a turma fica sabendo que também pode passá-la adiante.

Ignore as peraltices de alguns e conte a história para o resto da classe. Se alguma coisa que os bagunceiros fizerem permitir, vale incorporá-la à performance, sem quebrar o clima da história.

Contar histórias sempre envolve alguns imprevistos. O importante é não ter medo. Geralmente, as crianças querem que a narração prossiga. Então, elas vão ajudar você.


5 comentários:

laís D'Andréa disse...

Contação de histórias é algo que acho muito interessante. Já pensei em me meter nisso, mas sou muito tímida e precisaria fazer um trabalho imenso para me soltar. É uma possibilidade! Gostei do blogue e depois vou lê-lo com mais calma. Grande beijo!

Matheus Noronha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lia Noronha disse...

Obrigada pela visita Laís.
tenho certeza de que seria uma excelente contadora de histórias...Abraços e seja sempre bem vind apor aqui.

cadeorevisor disse...

Uma verdadeira aula. Adorei. Assim como a Laís, quero um dia dedicar-me a isso. Esta aula pode ter sido um primeiro passo. Muito obrigado.

Beijo,

Pablo
http://cadeorevisor.wordpress.com

Lia Noronha disse...

Muito me honrou com a sua presença Pablo...volte sempre!!
Abraços mil!!!