terça-feira, 10 de abril de 2012

Um pouco sobre a autora




Silvana Sampaio nasceu em São Paulo, capital do Estado de São Paulo, em 18/10/1952. Formada em Artes Plásticas pela FAAP - SP, e pós-graduada pela Universidade Cândido Mendes, RJ. Atua como professora de Artes. Descendente de uma linhagem de contadoras de histórias dedica-se a essa prática desde adolescente, com seus alunos, e em bibliotecas, livrarias, congressos, clínicas psiquiátricas e de quimio-dependentes, praças e museus. Membro do PROLER (incentivo à leitura) da Biblioteca Nacional, participou do projeto Viagem pela Literatura, pela Secretaria Municipal de Cultura de Vitória e da I Bienal Capixaba de Livros. Publicou crônicas nos jornais A Gazeta e A Tribuna de Vitória, nas revistas Dois Pontos e Você (UFES), e na série Escritos de Vitória.






Obras:

"Aventura de um vermelho inquieto" - literatura infantil
Participação na Coletânea "Escritos de Vitória"
Participação nas Coletâneas IV e V "Varal de Poesias"

Participação no IV Varal de Poesias, com o poema "Moto-perpétuo", declamado por Maria Luiza Brito. Este projeto é uma realização do Vagão Espaço Arte, idealizado pelo poeta Italo Campos, em 1998, que funciona anexo ao Restaurante Estação 1ª de Manguinhos, Av. Atapoã, esquina com Rua Piraquira, s.n. na Praia Ponta dos Fachos, no Balneário de Manguinhos, no município da Serra, no Estado do Espírito Santo. Telefax (27) 3243-2687, e-mail estacao_primeira@terra.com.br.

Participação no V Varal de Poesias, com o poema "Olhos de cristal” declamado pela própria autora.

Participação no VII Varal de Poesias, com o poema "Recomeço", declamado pela própria poetisa.

Participação no VIII Varal de Poesias, com os poemas "Feitiço de dormideira" e "Tributo a Angelina".

Participação no “Fruta no Ponto” - 2009, sob a Direção Geral de Suely C. Milagres, Gestora Cultural e Curadora do Vagão Espaço Arte. O VARAL DE POESIAS é um projeto integrante do Calendário Anual do VAGÃO ESPAÇO ARTE - Produções Artísticas e Sócio-Culturais, entidade sem fins lucrativos, instituído dede 1993, anexa ao Restaurante Estação Primeira de Manguinhos. 

Participação na Coletânea 'Escritos de Vitória, 26 - Vitória, Cidade Ilha", Vitória (ES), Prefeitura Municipal de Vitória, Secretaria de Cultura, 2009

Participação no Catálogo 2009, Letras Capixabas em Arte, organizado por Maria das Graças Silva Neves.

Participação no Projeto "Primavera: Arte e Literatura", realizado na Galeria Virgínia Tamanini, no periodo de 27/10 a 20/11/2009, de 13 às 18 horas.

Participação na Antologia "Múltiplas Vozes", 2010, da AFE


2 comentários:

Silvana Sampaio disse...

Querida Lia,
Gostei muito do que escreveu sobre mim em seu lindo Blog.
Muito obrigada!
Um grande beijo,
Silvana

Adolescendo em Verso & Prosa disse...

Vc merece toda essa homenagem.abraços querida.